Viúva ateia reza para Deus: é a nova tendência da religião sem crença

Deixe um comentário

7 de Junho de 2011 por wesleycoresma

Uma viúva disse não acreditar em Deus, mas reza para Ele desde que morreu o seu marido porque assim ela se sente bem com a memória do falecido, que foi uma pessoa religiosa. Essa mulher faz parte de uma nova tendência detectada pelo jornalista especializado em religião Koert van der Velde em seu país, a Holanda. Trata-se do que ele chama de religião sem crença.

Velde escreveu uma dissertação sobre essa suposta tendência, mas ela fica mais fácil de ser entendida pelos exemplos citados por ele.

A religião sem crença, segundo ele, é como o horóscopo cujos milhões de adeptos sabem que se trata de uma bobagem, mas a fantasia de que o seu destino sofre a influência do movimento dos astros lhes dá uma certa segurança. Emocionalmente, é um ganho.

“A religião tradicional foi desmascarada pela ciência”, diz Velde.  “Darwin, por exemplo, demonstrou que o mundo não foi criado em sete dias, mas desenvolveu-se gradualmente, sem necessidade de intervenção divina.” Mas ainda assim, disse, “muitas pessoas continuam a praticar a religião de uma forma ou outra, tais como na astrologia, na terapia de vidas passadas e nos treinamentos espirituais no mundo dos negócios.”

Velde, que entrevistou centenas de pessoas para escrever a dissertação, disse que a religião sem crença expressa uma transição característica deste início de século: as pessoas, ao menos na Holanda, estão se tornando seculares, mas por enquanto mantêm um pé na crença por causa de suas raízes culturais, as quais, inclusive, em muitos casos dão um sentido a sua vida ao estabelecer uma possível “conexão com outro mundo”.

A dissertação de Velde (foto) se chama “Flertando com Deus”, em uma referência a uma “promessa sem garantia”, que é uma ideia desenvolvida pelo escritor tcheco Milan Kundera.

Portanto, segundo ele, trata-se de um flerte que não tem nenhuma consequência. Para exemplificar, Velde recorre de novo ao horóscopo ao afirmar que muitas pessoas se dedicam à astrologia e sobre ela podem falar horas, com riqueza de detalhes.

“Mas se você perguntar a essas pessoas se realmente acreditam naquilo tudo, a resposta é imediata: ’Claro que não, tudo isso é um mero passatempo.’”
Fonte:  Rádio Nederland.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: