França promove “noite das Igrejas”, pela primeira vez

Deixe um comentário

16 de Junho de 2011 por wesleycoresma

A França celebra no próximo dia 2 de julho a primeira edição da “Noite das igrejas”, durante a qual, todas as igrejas que o quiserem manterão as portas abertas para “acolher a todos”. Existem no território francês cerca de 100 mil locais de culto, dos quais 45 mil são igrejas paroquiais.

Uma nota emitida pela Conferência Episcopal francesa explica que o evento se inspira na chamada “Noite da catedral”, cuja quinta edição se realizou em 14 de maio simultaneamente em Strasbourg, Reims, Meaux, Munique várias outras cidades do norte da Europa.

O objetivo da “Noite das igrejas” é divulgar e valorizar a dimensão cultural e o rico patrimônio dos edifícios religiosos. Dom Jean Legris, arcebispo de Albi e membro da Comissão episcopal para a liturgia e a pastoral sacramental, o evento é também missionário, porque ajudará a redescobrir a primeira dimensão cultural da Igreja, além de conscientizar sobre a riqueza de seu patrimônio artístico-cultural.

Para o promotor do evento e editor da revista Narthex, Emmanuel Bellanger, “para muitos, a arte se transformou em espaço de experiência religiosa e de descoberta da liturgia”.

Tours, conferências, concertos de órgão e exibições de corais de música sacra estão no programa, que pode ser visto no site http://www.narthex.fr.    Fonte: Canção Nova

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: