D E V O C I O N A L I

Deixe um comentário

14 de Dezembro de 2011 por wesleycoresma

Adorar a Deus por quem Ele é
“Deus é tudo o que tenho´´ – Lm. 3:24
Devoção –
sf (lat devotione) 1 Sentimento religioso; dedicação às coisas religiosas; culto especial a um santo; práticas religiosas. 2Observação espontânea dessas práticas. 3 Dedicação íntima.4 Afeto. 5 Veneração. 6 Objeto de especial veneração: Você é a minha devoção.
Mateus 6:24 – “Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.´´

Na versão Revista e Atualizada, na parte “b´´ do versículo, diz: “…ou se devotará a um e desprezará o outro…´´

Alguns dicionários bíblicos trazem “adoração´´ como sinônimo de devoção.

Tratando do termo em si, poderíamos dizer então que devocional é tudo aquilo que nós fazemos, pensamos, falamos e até sentimos, que venha demonstrar nossa devoção a um ser superior, no nosso caso, cristãos, Deus.
Para ficar mais claro, é importante observar, que nossa devocional não parte daquilo que está fora de nós, mas parte de nós, ou seja, não é aquilo que está ao meu redor que vai fazer a minha devocional, mas meu viver diário, o meu ser. Levando em consideração é claro, que Deus, através de seu Espírito, nos impulsiona a adorá-lo, o que vamos ver mais para frente em nossos estudos.

No decorrer dos nossos estudos, vamos entendendo que as Escrituras nos convidam a termos uma vida de devoção, adoração e culto a Deus.
Mas para que nossa devocional aconteça, é preciso aprendermos sobre alguns passos, os quais devemos dar em direção a esse Deus tão maravilhoso, que primeiro caminhou em nossa direção.
O primeiro deles é conhecermos o máximo possível, o Deus que nós queremos adorar. Como posso adorar a quem eu não conheço? Como posso agradar e amar a quem eu não conheço?
Bem, o meio eficiente de conhecê-lo é estudando e meditando em sua Palavra. Sem isso nossa devocional fica manca, fraca, bem aquém de onde podemos chegar e infinitamente aquém daquilo que Ele merece.
1 – Devemos adorar a Deus, em primeiro lugar, por aquilo que Ele é, pelo seu poder, e todos seus atributos e não por aquilo que Ele fez por nós, pois isso já é um outro ponto de nossa adoração, que também vamos ver mais para frente.
Sendo assim, neste primeiro estudo vamos ver apenas alguns atributos de Deus, para que entendamos um pouco de sua grandeza e assim lhe prestemos uma verdadeira devoção, adoração.
a) Nosso Deus é Criador :
– Gn. 1:1, Salmo 8:3-4 – criou os céus e a terra;
– Gn. 1:26-27 – criou o homem e a mulher;
– Salmo 19:1 – a natureza adora a Deus, reconhecendo que foi criada por Ele;
b) Nosso Deus é Rei e Soberano:
Segundo o dicionário, soberano é aquele que está revestido de autoridade suprema; que governa com absoluto poderio, etc, etc.
A Bíblia fala muito da soberania de Deus – Atos 4:24, Judas 1:25, Malaquias 1:11,14s, Mt. 5:34-35.
c) Deus é Santo: Sl. 99:3-5, Isaías 6:1-3
Esses são apenas alguns dos muitos atributos de Deus, os quais podemos mencionar em nossas orações e durante todo o tempo, em atitude de devoção a Ele. Ao invés de usar o tempo que falamos com Ele apenas para pedir e agradecer, podemos dizer a ele que conhecemos seus atributos e nos humilhamos diante de sua grandeza.
Reflexão:
1 – Assim como elogiamos as pessoas que amamos, ressaltando suas virtudes, temos feito isso com Deus, diretamente a Ele e também falando dele às pessoas que nos cercam?
Conclusão: Deus não precisa de nosso amor ou adoração, e sim, nós que precisamos dEle. Mas, Ele se alegra quando entendemos o quanto quer se relacionar conosco e nos vê com corações gratos, transbordando de adoração.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: