Brasil só tem munições para uma hora de guerra

Deixe um comentário

14 de Agosto de 2012 por wesleycoresma

Se o Brasil, um país tradicionalmente pacífico, de repente fosse confrontado com uma guerra convencional em larga escala, a coisa ficaria muito complicada. Generais que responderam sob condição de anonimato a um estudo, realizado pelo site ‘G1’, afirmaram que o país não tem qualquer condição de enfrentar um conflito armado com os meios que hoje possui.

Os generais ouvidos declararam, e garantem não ser exagero, que a munição realmente válida existente neste momento no Brasil daria meramente para uma hora de guerra. E essa situação constrangedora e preocupante estende-se a todos os outros meios necessários a uma resposta rápida e eficaz a uma eventual agressão armada.
Outro exemplo do grau de sucateamento a que o Exército, a maior das três Armas das Forças Armadas Brasileiras, com 203 mil homens, chegou são os fusis usados pelos militares. O Exército utiliza há 45 anos o mesmo modelo, os FAL, fabricados no país, e, dos actualmente na activa, pelo menos 120 mil têm mais de 30 anos de uso e poder de fogo e eficácia bastante questionáveis. Outra área extremamente precária é a das comunicações, essencial numa guerra convencional. Ainda de acordo com os generais que aceitaram colaborar com o estudo, 92% dos equipamentos do sistema de comunicações do Exército estão ultrapassados e, pior, 87% nem dá mais para serem utilizados.
Em 2008, o então presidente Luis Inácio Lula da Silva lançou com pompa e circunstância o programa Estratégia Nacional de Defesa, que previa o total reaparelhamento das Forças Armadas, através de volumosos investimentos. Mas, como muitas outras medidas anunciadas por Lula, o anúncio foi um mero acto mediático, nunca foi realmente implementado nem os recursos prometidos foram até agora disponibilizados.  Blog wesleycoresma

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: